- Reino Unido não travará devolução dos mármores do Partenon se Museu Britânico decidir, diz Grécia
- Ancelotti afirma que Mbappé não bateu pênalti por 'responsabilidade e altruísmo'
- Báculo, oitava e homilia: um pequeno glossário religioso para a reabertura de Notre-Dame
- Morre Neale Fraser, lenda do tênis australiano e vencedor de 19 Grand Slams
- PIB do Brasil cresce 0,9% no terceiro trimestre
- A batalha contra a mineração ilegal de ouro na Colômbia
- Ofensiva rebelde se aproxima de cidade crucial no centro da Síria
- Biden visita Angola para reafirmar ambições americanas na África
- Presidente de Taiwan chega às Ilhas Marshall em viagem condenada pela China
- Cinco curiosidades históricas sobre a Notre-Dame de Paris
- Ministros da Otan se reúnem em Bruxelas sob forte pressão da Ucrânia
- Assembleia francesa debaterá moções de censura contra o governo nesta quarta-feira
- Conheça um dos últimos alfaiates do Vaticano
- Presidente do Irã critica nova lei sobre véu
- O 'despertar' do órgão, uma das etapas da reabertura da Notre-Dame
- Saquê, henna e pão de mandioca esperam entrar na lista do Patrimônio Imaterial da Unesco
- Notre-Dame de Paris reabre as portas no sábado após grande restauração
- Trump afirma que vai bloquear venda da siderúrgica US Steel para japonesa Nippon Steel
- Justiça do Vietnã confirma pena de morte para magnata do setor imobiliário
- Justiça dos EUA rejeita de novo o megapacote de compensação de Musk na Tesla
- Trump participará de reabertura de Notre-Dame em Paris
- Manifestantes pró-União Europeia mantêm mobilização na Geórgia
- Zagueiro Dante, do Nice, será operado do joelho nesta 3ª feira
- Caravana de migrantes tenta chegar aos EUA antes de posse de Trump
- Venezuela violou direitos de Capriles nas eleições de 2013, diz Corte IDH
- Atalanta vence Roma por 2 a 0 e segue na cola do líder, Napoli
- Zelensky pede a chanceler alemão mais armas e apoio para uma paz 'justa' com a Rússia
- Russo-americano é preso nos EUA após tentar contrabandear aeronaves para a Rússia
- Mujica admite crítica 'grosseira' a Kirchner, mas reforça necessidade de renovação
- Itália será sede da fase final da Copa Davis nos 3 próximos anos
- Novos documentos revelam problemas legais por trás da separação dos Beatles
- City se apega a um 'reset' urgente para salvar temporada
- Biden chega a Angola em 1ª e única visita de seu mandato à África
- Para Egito, diálogo Fatah-Hamas busca dar à Autoridade Palestina controle total de Gaza
- Kompany espera que Kane volte a jogar antes de janeiro
- Grupo que esteve envolvido com a Al Qaeda lidera ofensiva no norte da Síria
- Jack Doohan, filho de Michael Doohan, correrá com a Alpine em Abu Dhabi
- EUA adota novas medidas para restringir exportação de semicondutores para China
- Inflação nos EUA segue rumo à meta apesar de obstáculos, diz responsável do Fed
- Israel e Hezbollah trocam acusações de violação da trégua no Líbano
- Premiê francês enfrentará moção de censura após aprovar parte do orçamento sem voto parlamentar
- Glovo cede à pressão do governo e contratará seus entregadores na Espanha
- Groenlândia volta a prorrogar prisão do defensor das baleias Paul Watson
- França investiga acidente de ônibus que transportava colombianos residentes na Espanha
- China pede que EUA 'pare de se intrometer' em Taiwan
- Presidente da Síria denuncia tentativa de 'redesenhar' o mapa do Oriente Médio após ofensiva rebelde
- Tumulto em partida de futebol na Guiné deixa 56 mortos
- Elton John afirma que não conseguiu ver seu musical por causa de infecção no olho
- Corais de Notre-Dame esperam ansiosos a reabertura da catedral
- Futuro do planeta está em jogo no principal tribunal da ONU, alertam autoridades de Vanuatu
Mexicana e venezuelana entre as cineastas pioneiras a competir em Cannes
No início do Festival de Cannes, a mexicana Carmen Toscano e a venezuelana Margot Benacerraf estavam entre as primeiras cineastas a participarem do evento, atualmente marcado pela ausência de diretoras latino-americanas.
As duas primeiras edições da mostra, iniciada em 1946, após a Segunda Guerra Mundial, já contavam com a participação de diretoras, entre as quais a portuguesa Bárbara Virginia e a francesa Nicole Vedrès. Mas naqueles anos não havia competição real e as premiações eram regidas mais por critérios diplomáticos que tentavam agradar a todos os países.
Foi a partir de meados da década de 1950 que a exposição começou a adotar um formato mais próximo do atual, com premiações mais exigentes e um júri internacional.
- Brasileira na seleta lista -
A mexicana Carmen Toscano (1910-1988), filha do pioneiro do cinema de seu país, Salvador Toscano, apresentou em Cannes em 1954 "Memorias de un mexicano", un documentário com imagens filmadas por seu pai e mais cineastas sobre a Revolução Mexicana e outros acontecimentos históricos.
Toscano fez “um trabalho titânico porque, embora não tenha filmado muito, teve que editar e ter o olho e a visão para revisar o material que seu pai havia filmado”, disse à AFP Patricia Torres San Martín, pesquisadora docente em cinema e gênero da Universidade de Guadalajara.
O filme foi declarado monumento histórico do México em 1967.
Em 1959, sob a organização do ministro francês da Cultura, André Malraux, a seleção de Cannes incluiu uma nova geração de diretores, com trabalhos mais ousados, indica o site do festival. Entre eles estava "Araya", de Margot Benacerraf.
A venezuelana, que já havia participado de Cannes com seu curta-metragem “Reverón” em 1953, apresentou uma poética documentação em preto e branco sobre a vida dos trabalhadores de algumas minas de sal do nordeste do país.
"Araya” ganhou o prémio FIPRESCI, da crítica internacional, juntamente com “Hiroshima mon amour”, de Alain Resnais.
Embora posteriormente tenha ido a outros festivais, como Locarno e Moscou, o filme só foi lançado na Venezuela em 1977, pois nenhuma distribuidora se interessou em comprá-lo.
Benacerraf, atualmente com 97 anos, fundou a Cinemateca Nacional da Venezuela e numerosos festivais, dedicando grande parte da sua vida à divulgação do cinema do seu país e da região.
Toscano e Benacerraf abriram caminho para diretoras latino-americanas na competição pela Palma de Ouro de Cannes.
Mas até agora, poucas foram as que conseguiram seguir seu rastro.
A argentina Lucrecia Martel conseguiu entrar duas vezes na seleta lista, com “A Menina Santa” (2004) e “A Mulher Sem Cabeça” (2008).
A brasileira Daniela Thomas, que co-dirigiu “Linha de Passe” (2008) com Walter Salles, foi a outra latino-americana a conseguir o feito.
S.Caetano--PC