Portugal Colonial - Rei Charles III sofre de câncer, detectado após operação de próstata

Rei Charles III sofre de câncer, detectado após operação de próstata

Rei Charles III sofre de câncer, detectado após operação de próstata

O rei Charles III, de 75 anos, é acometido por um câncer, descoberto durante uma cirurgia na próstata realizada em janeiro e já iniciou o tratamento sem previsão de suspender suas atividades, anunciou o Palácio de Buckingham em um comunicado nesta segunda-feira (5).

Tamanho do texto:

"Durante a recente intervenção hospitalar do rei por uma hipertrofia benigna da próstata, um problema distinto foi constatado" e "testes posteriores permitiram identificar uma forma de câncer", explicou a casa real em um comunicado.

O rei "iniciou hoje um programa de tratamento, durante o qual os médicos o aconselharam a postergar suas atividades públicas", indica o comunicado. No entanto, "continuará a se ocupar dos assuntos de Estado e tarefas administrativas como de costume", destacou.

Segundo o Palácio de Buckingham, Charles III "é muito otimista sobre seu tratamento e espera retomar suas funções públicas o quanto antes".

- Harry estará ao lado do pai -

Após receber a notícia, o príncipe Harry, que vive nos Estados Unidos com sua esposa a ex-atriz Meghan Markle e os filhos, conversou com seu pai e o visitará no Reino Unido nos próximos dias, indicou a agência de imprensa britânica PA, citando uma fonte próxima ao duque de Sussex.

Kate Middleton, a princesa de Gales e esposa do príncipe herdeiro William, também está se recuperando de uma misteriosa operação "abdominal", embora a imprensa britânica tenha descartado que seja um câncer.

Seguindo a linha de transparência por razão de sua operação de próstata, Charles III "optou por compartilhar seu diagnóstico para evitar especulações, e com a esperança de ajudar o público a compreender aqueles afetados pelo câncer em todo o mundo", acrescentou o comunicado.

Charles III, que assumiu o trono após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II, em 8 de setembro de 2022, sempre gozou de boa saúde, com exceção de algumas lesões sofridas na prática de esportes, como polo e esqui.

- Transparência -

E a iniciativa da casa real teve sucesso, com um aumento significativo nas visitas à página dedicada a essa condição no site do NHS, o serviço público de saúde britânico.

Nas 48 horas após o anúncio do problema de próstata do rei, foram registradas 26.000 visitas à página, em comparação com uma média de 1.400 diárias em datas anteriores.

A instituição de caridade Prostate Cancer UK também relatou que observou um aumento de mais de 100% no número de pessoas usando seu verificador de riscos online no dia seguinte ao anúncio.

Após este novo anúncio, é possível que ocorra um efeito semelhante e que as pessoas se preocupem mais com os exames de câncer.

Aos problemas de saúde na realeza, somou-se o anúncio, em 28 de janeiro, de que a duquesa Sarah Ferguson, ex-esposa do príncipe Andrew, irmão de Charles III, tem um "melanoma maligno", um câncer de pele.

G.M.Castelo--PC