Portugal Colonial - Quarenta países se unem para pedir proteção dos capacetes azuis no Líbano

Quarenta países se unem para pedir proteção dos capacetes azuis no Líbano
Quarenta países se unem para pedir proteção dos capacetes azuis no Líbano / foto: - - Planet Labs PBC/AFP

Quarenta países se unem para pedir proteção dos capacetes azuis no Líbano

Quarenta países expressaram neste sábado seu apoio à força de manutenção da paz da ONU no sul do Líbano (Unifil) e pediram a proteção dos capacetes azuis, cinco dos quais ficaram feridos nas últimas 48 horas.

Tamanho do texto:

"Condenamos energicamente os últimos ataques contra as forças de paz. Essas ações devem cessar imediatamente e ser devidamente investigadas", escreveram os 34 países que contribuem para a força de paz e outros 6 Estados, entre eles Alemanha e Índia, em comunicado publicado na conta no X da missão da Polônia nas Nações Unidas.

“Pedimos às partes em conflito que respeitem a presença da Unifil, o que inclui garantir a segurança de todos os seus funcionários, em todos os momentos", acrescentaram.

A força de paz da ONU acusou na última quinta-feira as tropas israelenses de dispararem "repetidamente" e "deliberadamente" contra as suas posições, o que gerou uma forte condenação internacional. Desde então, cinco capacetes azuis ficaram feridos, dois deles por disparos de Israel.

“Consideramos o papel da Unifil particularmente crucial à luz da escalada da tensão no Oriente Médio", ressaltaram os 40 países, entre eles Itália, Espanha, França, Reino Unido, Irlanda, Indonésia, China, Turquia e Catar.

A Itália, um dos países que mais contribuem com tropas para a força de paz, com cerca de 900 militares mobilizados, mencionou possíveis crimes de guerra. Paris, Madri, Dublin e Jacarta também condenaram os ataques. Os Estados Unidos ressaltaram que estão “profundamente preocupados”.

C.Cassis--PC