- Economia dos EUA está em 'ponto de inflexão', diz assessora de Biden
- Cinco pontos-chave da suposta nova tentativa de assassinato de Trump
- Morre Gary Shaw, ídolo do Aston Villa campeão da Europa em 1982
- Acusação contra opositor venezuelano está 'aberta', mas 'paralisada', diz advogado
- Governo argentino obriga linhas aéreas a garantirem 50% do serviço durante greves no país
- Chiellini retorna à Juventus como diretor
- Praga pede 'informações' sobre cidadão tcheco detido na Venezuela
- O 'batismo' na Champions dos técnicos de Liverpool, Milan, Bayern e Juventus
- Os Mercedes: família salvadorenha sofre com gangues e governo
- Trump atribui suposta tentativa de assassinato contra ele à 'retórica' de Biden e Kamala
- Maior siderúrgica do Chile fecha por forte concorrência do aço chinês
- WTA publica novo ranking com Iga Swiatek no topo; Bia Haddad segue no Top 20
- 'Youtuber' francês sem experiência em alpinismo filma subida ao Everest
- Rússia determina evacuação de localidades na região de Kursk, na fronteira com a Ucrânia
- Começa o julgamento que coloca império do Manchester City em risco
- Gisèle Pelicot, de vítima a símbolo da luta contra a submissão química
- Dani Olmo sofre lesão na coxa e desfalcará o Barcelona por 1 mês
- Tempestade Boris deixa ao menos 15 mortos e enchentes na Europa central
- Com Sinner no topo, ATP publica ranking da semana sem mudanças no Top 20
- Comissão Europeia sofre abalo após demissão repentina do francês Thierry Breton
- IA 'acelera a crise climática', afirma especialista
- O futuro do Tiktok nos EUA depende da Justiça
- Especialistas apontam radioterapia mais curta para tratar o câncer de mama
- Seca e incêndios incomuns preocupam setor agrícola no Brasil
- Nobel da Paz iraniana Narges Mohammadi pede fim do silêncio diante da opressão das mulheres
- Alemanha restabelece controles em suas fronteiras para conter a migração ilegal
- Dominique Pelicot não comparece mais uma vez a julgamento por estupro na França
- Tito Jackson, irmão de Michael Jackson, morre aos 70 anos
- Milei afirma que vetará leis para alcançar 'déficit zero' em 2025
- 'Xógum' conquista vitória histórica no Emmy
- Imprensa americana identifica suspeito de aparente tentativa de assassinato de Trump
- Napoli goleia Cagliari e assume liderança do Italiano; Inter empata com Monza
- Nantes e Lens tropeçam e se afastam da briga pela liderança no Francês
- Rabiot tem princípio de acordo para jogar no Olympique de Marselha
- Imunoterapia se consolida como um tratamento-chave contra o câncer
- Sindicato diz que negociações com a Boeing serão retomadas na terça
- Trump está 'seguro após disparos em sua proximidade', diz campanha
- Como a reforma judicial impactará a economia mexicana?
- Após feito histórico, tripulação da 1ª missão espacial privada retorna com sucesso à Terra
- Repressão e espírito de revolta no Irã marcam os dois anos da morte de Mahsa Amini
- 'Eu odeio a Taylor Swift', escreve Donald Trump em sua rede social
- Líder ambientalista que lutava contra mineração a céu aberto é assassinado em Honduras
- Fed prestes a reduzir taxas de juros pela primeira vez desde 2020
- Lamine Yamal comanda goleada do líder Barça no Campeonato Espanhol
- Real Madrid confirma lesão de Brahim Díaz, que pode ficar até 3 meses afastado
- Com lesão na coxa, Donnarumma está fora da estreia do PSG na Champions
- 'Xógum' vive expectativa de conquistar vitória histórica no Emmy
- Papa se solidariza com famílias de seis reféns israelenses encontrados mortos em Gaza
- Jogador saudita é internado em UTI após cair de varanda em Dubai
- Após feito histórico, tripulação da primeira missão espacial privada retorna com sucesso à Terra
O horror da guerra invade o Festival de Cinema de Veneza
As causas da guerra, sua realidade angustiante e suas sequelas estiveram fortemente presentes no Festival de Cinema de Veneza deste ano, incluindo um documentário que adentra a frente ucraniana com soldados russos.
Os conflitos em Gaza e na Ucrânia, as duas guerras mundiais, e uma série biográfica sobre Benito Mussolini aparecem nas seções de ficção e documentário.
O diretor do festival, Alberto Barbera, disse à AFP que sua esperança era que esta variada seleção não se tornasse “refém de preconceitos ideológicos e afirmações polêmicas que são inúteis”.
Dois documentários sobre a guerra na Ucrânia expõem pontos de vista totalmente opostos.
Em "Russians at war", a cineasta russo-canadense Anastasia Trofimova se infiltrou em um batalhão russo no leste da Ucrânia, enquanto "Songs of Slow Burning Earth" é um "diário visual" do efeito da guerra sobre os ucranianos comuns, de acordo com a diretora ucraniana Olga Zhurba.
Os jovens soldados russos no filme de Trofimova tentam entender a razão pela qual estão lutando. Enviados à região de Luhansk, seu batalhão foi dizimado, restando 300 militares dos 900 originais.
"Tudo é tão confuso aqui, nem sei por que estamos lutando", disse um soldado, um sentimento compartilhado por muitos colegas.
Outro militar diz diretamente, "enquanto os políticos discutem quem tem as maiores bolas, o número de vítimas cresce".
Trofimova declarou em uma coletiva de imprensa que os soldados com quem conviveu duramte sete meses eram "caras absolutamente normais", longe da imagem do Ocidente de que todos eles são criminosos de guerra.
"Acredito que a mídia ocidental associa os soldados russos com tudo isso porque não existem outras histórias. Esta é outra história", disse.
"As vozes dos soldados russos não são ouvidas", acrescentou.
Já o filme de Zhurba retrata o efeito da guerra sobre os civis ucranianos, desde chamadas telefônicas desesperadas para os serviços de emergência durante os bombardeios noturnos até mães identificando seus filhos assassinados.
A cineasta optou deliberadamente por não mostrar batalhas ou corpos em seu filme.
Manter "os horrores da guerra" fora do enquadramento "é mais poderoso porque evoca sua imaginação como espectador”, diz ele.
- Raízes da guerra -
Um estudo mais mais cerebral do conflito vem do prolífico autor israelense Amos Gitai no filme “Why war”, inspirado em uma troca de cartas entre Albert Einstein e Sigmund Freud.
Embora o filme não contenha imagens de guerra, ele gerou controvérsia, assim como o longa-metragem de Dani Rosenberg “Of Dogs and Men”, no qual uma adolescente retorna ao seu kibbutz após o ataque terrorista do Hamas em 7 de outubro em busca de seu cachorro.
Cerca de 300 profissionais do cinema assinaram uma carta aberta na última semana em protesto pela inclusão de ambos os filmes no festival, acusando as produtoras de serem "cúmplices em encobrir a opressão de Israel sobre os palestinos”.
Gitai ressaltou que nenhum dos signatários havia assistido ao seu filme. E criticou os dois lados do conflito, dizendo que as representações tendenciosas e unilaterais da guerra, tanto na televisão israelense quanto na mídia pró-palestina, estavam alimentando o conflito.
"A iconografia prolongou a guerra", disse Gitai. “Por isso, decidimos fazer um filme contra a guerra sem imagens de guerra".
Outro documentário sobre a forma como a televisão sueca tratou o conflito entre israelenses e palestinos entre 1958 e 1989, de Goran Hugo Olsson, baseia-se em três décadas de arquivos da televisão pública sueca para mostrar como “a mídia de um país percebeu um dos conflitos mais duradouros do mundo”.
- Sem bombas, sem batalhas -
As duas guerras mundiais aparecem em dois dos quatro filmes italianos na competição principal pelo Leão de Ouro.
Em "Battlefield", de Gianni Amelio, soldados feridos chegam diariamente a um hospital militar no nordeste da Itália, onde os médicos os tratam para que possam retornar à frente de batalha.
Um médico militar, interpretado por Alessandro Borghi, decide salvar vidas mutilando-as deliberadamente para evitar retornar à guerra, o que o coloca contra seu colega e amigo que segue as regras à risca.
Em “Vermiglio”, de Maura Delpero, vemos os efeitos da guerra em um vilarejo isolado nas montanhas no final da Segunda Guerra Mundial, onde chega um soldado desertor.
É “uma história de guerra sem bombas, sem grandes batalhas”, cujo efeito não é menos poderoso, disse Delpero.
Também se destaca o documentário “M: il figlio del secolo”, do diretor de "Desejo e Reparação", Joe Wright, uma série de oito capítulos em italiano sobre a ascensão de Benito Mussolini ao poder.
V.Fontes--PC