Portugal Colonial - Deputado de extrema direita apaga símbolo sagrado judaico com extintor de incêndio

Deputado de extrema direita apaga símbolo sagrado judaico com extintor de incêndio
Deputado de extrema direita apaga símbolo sagrado judaico com extintor de incêndio / foto: © TVN 24/AFP

Deputado de extrema direita apaga símbolo sagrado judaico com extintor de incêndio

"O que ocorreu foi algo inaceitável. É uma vergonha", disse o novo premiê polonês à imprensa.

Tamanho do texto:

Após o ocorrido, o presidente do Parlamento, Szymon Holownia, excluiu de uma reunião parlamentar o deputado do partido de extrema direita Konfederacja (Confederação Liberdade e Independência), Grzegorz Braun, que já tinha apresentado um comportamento semelhante.

O grupo parlamentar de Braun condenou sua ação.

A menorá foi acesa no Parlamento por ocasião das celebrações do feriado judaico de Hanukkah (Festa das Luzes), na presença de personalidades judaicas.

Em vídeos publicados na imprensa polonesa, é possível ver o deputado apagando o artefato judaico e logo em seguida uma nuvem de pó proveniente do extintor tomando conta de uma sala do Parlamento.

O presidente da Câmara Baixa condenou "esta humilhação para o Parlamento polonês" e afirmou que enquanto permanecer no cargo "não haverá tolerância ao antissemitismo, aos desvios e ao racismo", disse ele, interrompendo os debates.

No final de uma reunião da presidência do Parlamento, Holownia indicou que Braun foi condenado a sanções financeiras máximas, que seria denunciado à Justiça e poderia ser sentenciado a uma pena de até dois anos de prisão.

"Vergonha! Um membro do Parlamento polonês acabou de fazer isto. Poucos minutos depois de celebrarmos o Hanukkah lá", disse o embaixador de Israel na Polônia, Yacov Livne, nas redes sociais, publicando um vídeo de Braun apagando a menorá.

A maioria dos grupos parlamentares, incluindo o partido populista nacionalista Lei e Justiça (PiS), condenou o ato.

X.Matos--PC