Portugal Colonial - Perigo aumenta em torno das usinas ucranianas, alerta agência da ONU

Perigo aumenta em torno das usinas ucranianas, alerta agência da ONU
Perigo aumenta em torno das usinas ucranianas, alerta agência da ONU / foto: Anatolii Stepanov - AFP/Arquivos

Perigo aumenta em torno das usinas ucranianas, alerta agência da ONU

Os perigos "se multiplicam" em torno das usinas nucleares ucranianas devido à proximidade dos combates com as tropas russas e aos cortes de eletricidade, alertou, nesta quarta-feira (29), o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi.

Tamanho do texto:

"Há muitos perigos que se multiplicam e que estarão presentes até o final do conflito", disse o encarregado da agência das Nações Unidas em declarações à imprensa no leste da França, antes de visitar um local onde serão enterrados resíduos radioativos.

A usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, permanece nas mãos da Rússia desde o início da invasão do país vizinho, em 2022.

"As ações militares aumentaram e em nossa missão permanente de especialistas que temos em Zaporizhzhia e também em outras centrais ucranianas, vemos uma multiplicação de ataques ao redor", ressaltou Grossi. "Estamos muito preocupados", acrescentou.

O argentino, que chefia a AIEA, também mencionou cortes de energia, que representam "um risco para a função de resfriamento" dos reatores.

As partes em conflito trocam acusações de quererem provocar uma catástrofe.

T.Batista--PC