Portugal Colonial - Kremlin insiste em que Putin tem 'impressionante' apoio popular após motim

Kremlin insiste em que Putin tem 'impressionante' apoio popular após motim
Kremlin insiste em que Putin tem 'impressionante' apoio popular após motim / foto: Gavriil GRIGOROV - SPUTNIK/AFP

Kremlin insiste em que Putin tem 'impressionante' apoio popular após motim

O Kremlin celebrou, nesta quinta-feira (29), as imagens "incríveis" do presidente russo, Vladimir Putin, que encontrou multidões em uma viagem ao sul do país, algo que o governo apresentou como um sinal de "apoio" após a abortada rebelião do grupo Wagner.

Tamanho do texto:

Putin raramente aparece em reuniões populares, por razões de segurança e sanitárias. Desde o início da pandemia da covid-19, as pessoas que se reuniram com o presidente em atos oficiais foram submetidas a uma rigorosa seleção, tendo de manter confinamento prévio e fazer testes.

Na noite de quarta-feira, porém, a televisão russa transmitiu imagens do presidente se reunindo com dezenas de pessoas durante uma viagem a Derbent, uma cidade do Cáucaso russo. Putin aceitou posar para ser fotografado, apertou as mãos e até beijou uma garota na cabeça.

"Houve uma demonstração incrível de apoio e de alegria por parte do povo de Derbent", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, com entusiasmo, nesta quinta-feira.

"O presidente não podia se negar a ir ao encontro do povo", acrescentou.

A cena, da qual a AFP não pôde verificar o grau de espontaneidade, foi divulgada em um momento em que as autoridades tentam mostrar que Putin ainda está no comando e conta com o apoio do Exército e da população.

Nos últimos dias, o líder russo se reuniu várias vezes com seus chefes militares e soldados. Na terça-feira, agradeceu-os por terem evitado "uma guerra civil", após a breve rebelião do grupo de mercenários Wagner no sábado.

V.Fontes--PC