- Mick Schumacher deixará Mercedes ao final da temporada da F1
- Tensão comercial à vista: mundo se prepara para tarifas de Trump
- Empresas dos EUA reduzem políticas de diversidade diante do lobby conservador
- Iga Swiatek é suspensa por 1 mês após exame antidoping positivo
- A Hungria de Orban, uma terra de asilo esportivo para Israel
- Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais
- Rússia ataca sistema energético ucraniano em resposta ao uso de mísseis ATACMS contra o seu território
- Artistas mulheres em Cuba levantam a voz contra a violência e o racismo
- Tempos difíceis para as democracias liberais após ano eleitoral recorde
- Exército do Líbano envia soldados ao sul do país no segundo dia de trégua
- Gangues suecas recrutam menores como matadores de aluguel nas redes sociais
- COP16 da biodiversidade será retomada em fevereiro em Roma
- Nevasca deixa três mortos na Coreia do Sul
- Rapper P. Diddy tem liberdade condicional negada
- Governo anuncia corte de R$ 70 bilhões em gastos públicos
- Fóssil de crocodilo de entre 10 a 12 milhões de anos é descoberto no Peru
- Dortmund vence Dínamo de Zagreb (3-0) e fica entre os líderes na Champions
- Autoridades pedem que não se use lago salgado nos EUA para 'marinar' perus de Ação de Graças
- Presidente palestino prepara terreno para sucessão
- Aston Villa e Juventus empatam sem gols na Champions
- Liverpool vence Real Madrid (2-0) e se mantém 100% na Champions
- Morre em Israel o homem que executou Eichmann na forca
- F1 renova contrato com circuito de Monza até 2031
- Presidente eleito do Uruguai viajará ao Brasil para encontro com Lula
- Ambientalistas salvadorenhos denunciam criminalização de sua luta
- Vídeo de Kamala Harris é alvo de chacota entre republicanos
- Nicarágua faz nova concessão de mineração a empresa chinesa
- EUA sanciona chefes de segurança e ministros de Maduro por 'repressão'
- Regulação das redes sociais chega ao STF
- Gabriel Milito, da corda bamba à final da Libertadores
- Lula diz que França 'não apita' em acordo UE-Mercosul
- Artur Jorge, o 'caça-fantasmas' do Botafogo
- Trump nomeia general reformado como enviado para Ucrânia e Rússia
- Ex-presidente argentino Fernández depõe por suposta administração fraudulenta
- Francês que submetia esposa a estupros era 'bom pai e avô', diz sua advogada
- Cerca de cem cartas eróticas do pintor francês Gustave Courbet são reveladas
- EUA sanciona chefes de segurança e ministros de Maduro por 'repressão' na Venezuela
- Lamine Yamal vence o prêmio Golden Boy de melhor jogador sub-21 do ano
- Fifa destinará mais de R$ 290 milhões para OMS, OMC e Acnur
- México afirma que EUA daria ‘tiro no pé’ com tarifa de 25% sobre importações
- Inflação a 12 meses nos EUA sobe para 2,3% em outubro
- Dieta alimentar dos dinossauros explica sua supremacia
- Luis Suárez renova com o Inter Miami até o final de 2025
- China liberta três americanos detidos 'injustamente'
- Sapatos vermelhos usados em 'O Mágico de Oz' serão leiloados em dezembro
- Café arábica registra preço recorde devido à seca no Brasil
- Federação inglesa abre nova investigação contra árbitro David Coote por corrupção
- STF nega pedidos de habeas corpus Robinho, que continuará preso
- O ano 2024 em 12 acontecimentos marcantes no mundo
- Vicario, goleiro do Tottenham, ficará 'meses' afastado por lesão no tornozelo
Mundo do esporte homenageia Nadal após anúncio de sua aposentadoria
O anúncio da aposentadoria da lenda do tênis espanhol Rafael Nadal gerou uma onda de reconhecimento de figuras esportivas mundiais ao jogador que conquistou 22 títulos de Grand Slam e duas medalhas de ouro olímpicas.
"Que carreira, Rafa! Foi uma honra imensa", disse o ex-tenista suíço Roger Federer, grande rival de Nadal nas quadras e amigo fora delas, em mensagem publicada no Instagram.
"Sempre quis que este dia nunca chegasse. Obrigado pelas lembranças inesquecíveis e por todas as suas atuações incríveis no esporte que amamos", disse Federer, que está aposentado há dois anos.
"Desde menino, via você na televisão e sonhava em ser tenista, até que tive o imenso prazer de jogar a seu lado em Roland Garros representando a Espanha nos Jogos Olímpicos", escreveu Carlos Alcaraz no X. Os dois disputarão juntos a Copa Davis, que será o último torneio de Nadal, daqui a um mês em Málaga.
"Muito obrigado por ser um exemplo em todos os níveis, o seu legado é irrepetível! Gostei muito de você e sentirei muita falta de você quando partir depois da Davis, Rafa", acrescentou Alcaraz.
Mais tarde, Novak Djokovic elogiou Nadal no Instagram: "Sua tenacidade, dedicação e espírito de luta serão ensinados por décadas. Seu legado viverá para sempre."
- 'Orgulho' para a Espanha -
"A sua dedicação, a sua paixão e o seu incrível talento inspiraram milhões de pessoas em todo o mundo. Foi uma honra para mim acompanhar sua jornada e poder chamá-lo de amigo", escreveu o astro português Cristiano Ronaldo, lenda do Real Madrid, o clube do qual Nadal é um grande torcedor.
"Rafa Nadal é também um motivo de orgulho para o nosso país e um exemplo dos valores essenciais do esporte, com os quais forjou toda a sua extraordinária carreira", escreveu o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, em comunicado do clube.
"Ele é uma pessoa incrível. Ele nos ensinou como nos comportar na quadra, como lidar com as situações... Ele também nos ensinou a ser humildes, a não mudar com o sucesso", declarou o tenista italiano Jannik Sinner, atual número um do mundo, que está disputando o Masters de Xangai.
"Ele soube aliar a vitória ao bom comportamento. Transmitiu, sempre acredito que dentro da quadra e também fora dela, alguns valores, transmitiu uma forma de fazer as coisas e acho que foi isso que o ajudou a passar uma boa imagem de si mesmo para além do esporte que praticou", continuou Toni Nadal, seu tio e treinador até 2018, em declarações à televisão pública espanhola.
- Uma história de amor com Paris -
Por conta dos 14 títulos em Roland Garros, recorde do torneio, Nadal tem uma relação especial com Paris, tendo papel de destaque na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, no dia 26 de julho. "Não é fácil dizer adeus a você Rafa... Obrigado pela sua imensa carreira e pelos 20 anos de emoções que escreveram a história do tênis", afirmou Tony Estanguet, chefe da organização dos Jogos da capital parisiense.
"Obrigado também pela sua presença em Paris-2024 neste verão [boreal], foi uma grande honra tê-lo conosco. Até breve, campeão!", acrescentou.
"Obrigado por ter feito bater tantas vezes o coração dos parisienses, fazê-los vibrar tantas vezes em Roland Garros. Paris e Rafael Nadal é uma história de amor que não acaba", escreveu a prefeita de Paris Anne Hidalgo no Instagram.
"Tivemos nossas diferenças, mas você foi um grande guerreiro. Meus melhores votos para tudo que vier", escreveu outro tenista, o australiano Nick Kyrgios, no X.
Aos 38 anos, e após duas temporadas sem destaque devido a lesões, Nadal anunciou em vídeo que se aposentará do tênis profissional ao término da Copa Davis que jogará com a Espanha, em Málaga, de 19 a 24 de novembro.
"Tudo na vida tem um começo e um fim e acho que é o momento certo para pôr fim a uma carreira longa e muito mais bem-sucedida do que eu jamais poderia ter imaginado", disse um emocionado Nadal em sua mensagem.
- 'VAMOS RAFA!' -
Considerado o maior atleta espanhol da história, a despedida de 'Rafa', como muitos o chamam, também provocou reações de admiração em seu país.
Os jornais espanhóis publicaram a notícia no topo das suas edições digitais, como os esportivos Marca e AS, que publicaram a mesma manchete ("Nadal anuncia a sua aposentadoria"), acompanhadas de grandes fotos do maiorquino.
"Competidor ao extremo, Nadal se projetou como um ícone acima dos seus sucessos: fez acreditar que sempre há esperança", escreveu o El País, enquanto o jornal El Mundo destacou que "a sua ferocidade competitiva e a sua perseverança no trabalho têm semelhanças com Jordan, Ali, Merckx e Phelps".
A seleção espanhola de futebol, cuja época de ouro coincidiu com a de Nadal, mostrou o seu reconhecimento com uma mensagem no X acompanhada de uma foto na qual o tenista pode ser visto comemorando a conquista da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul com os jogadores Sergio Ramos, Jesús Navas e Raúl Albiol.
- 'Um dos maiores' -
"Um dos nossos e um dos maiores atletas que nosso país já produziu está se aposentando. OBRIGADO, Rafael Nadal, por seus títulos, por seus valores", escreveu a seleção. "Por favor, nos deixem gritar mais uma vez. VAMOS RAFAA!!", acrescentou.
"Falando do Rafa Nadal, do que ele representa, não só como atleta, mas como pessoa, com tudo que nos transmitiu, tudo que nos ensinou, um exemplo em muitas situações, em tudo, para o nosso país um dos maiores, sem nenhuma dúvida", declarou o jogador de futebol Andrés Iniesta, que curiosamente anunciou na terça-feira que também estava encerrando a carreira profissional.
Por sua vez, o ciclista espanhol Alberto Contador, duas vezes vencedor do Tour de France, desejou "sorte" a Nadal na sua nova etapa, dando-lhe "agradecimentos infinitos pelo que nos fez desfrutar com o seu esforço e sacrifício por tantos anos".
A.S.Diogo--PC