Portugal Colonial - City e Barça buscam consolidar liderança na Champions; PSG precisa vencer para não se complicar

City e Barça buscam consolidar liderança na Champions; PSG precisa vencer para não se complicar
City e Barça buscam consolidar liderança na Champions; PSG precisa vencer para não se complicar / foto: Oli SCARFF - AFP

City e Barça buscam consolidar liderança na Champions; PSG precisa vencer para não se complicar

Depois de vencerem suas duas primeiras partidas da Liga dos Campeões, Manchester City e Barcelona buscarão manter a campanha 100% nesta quarta-feira ficando mais perto das oitavas de final, enquanto outro dos favoritos ao título, o Paris Saint-Germain, poderá ter problemas se não derrotar o Milan.

Tamanho do texto:

. Álvarez e Haaland: armas do City

Afetado por inúmeras lesões nesta temporada, que o levaram a perder três dos últimos quatro jogos antes da pausa internacional, o Manchester City encerrou a sequência negativa no último fim de semana ao vencer o Brighton por 2 a 1, com gols de Julián Álvarez e Erling Haaland.

Os dois atacantes têm evitado, com seus gols, males maiores para o atual campeão europeu nesta temporada: o argentino marcou sete gols nesta temporada, sendo quatro na Premier League e três na Liga dos Campeões, enquanto o gigante norueguês marcou nove, todos no Campeonato Inglês.

Uma vitória na Suíça contra o Young Boys pode colocar a equipe de Pep Guardiola com um pé na vaga e deixar a classificação na competição continental no modo 'em espera' até fevereiro, embora o City tenha de levar em conta o precedente do seu grande rival Manchester United, que perdeu por 2 a 1 para a equipe suíça na temporada 2021-2022.

. Jovens do Barça em alta

Outro time que vive uma fase complicada com lesões é o Barcelona, mas no seu caso quem está contornando a situação são os seus jovens.

Além de Gabi (de 19 anos) e Balde (20), já consagrados tanto na equipe principal como na seleção da Espanha apesar da juventude, Lamine Yamal (16 anos) bate todos os recordes de precocidade e é uma das sensações da temporada.

Ele marcou o gol da vitória contra o Athletic Bilbao (1-0) no domingo. "Dou a confiança que me deram quando tinha 17-18 anos", disse Xavi para justificar as oportunidades aos jovens.

. St James'Park, uma fortaleza

Com seu projeto milionário, o Newcastle já mostrou que não quer fazer figuração nesta Liga dos Campeões e lidera o grupo da morte depois de ter vencido o PSG por 4 a 1 na última rodada.

Nesta quarta-feira o time do norte da Inglaterra recebe o Borussia Dortmund, último colocado do grupo com apenas um ponto.

O estádio do Newcastle, St James' Park, se tornou uma fortaleza dos 'Magpies', onde perdeu apenas um dos últimos 29 jogos nas competições de clubes da Uefa, vencendo 21 e empatando sete.

Uma nova vitória deixaria os ingleses em uma posição muito boa para chegar às oitavas de final, enquanto para os alemães uma derrota os colocaria perto da eliminação.

. Os altos e baixos do PSG

O novo PSG do técnico Luis Enrique, agora sem os astros Lionel Messi e Neymar, até agora não encontrou a consistência que uma equipe precisa para lutar por todos os títulos que ambiciona.

Embora no sábado contra o Strasbourg tenha conseguido a segunda vitória consecutiva na Ligue 1 (3-0), o PSG ocupa apenas o terceiro lugar no campeonato, dois pontos atrás do líder Monaco, a derrota contra o Newcastle na rodada passada deixou o clube parisiense sem margem para erros na Liga dos Campeões (é o 2º colocado com 3 pontos).

O Milan, que no domingo perdeu a liderança da Serie A ao ser derrotado em casa pela Juventus e ter dois empates consecutivos na Liga dos Campeões, visita o Parque dos Príncipes com a confiança de não ter sofrido nenhum gol em suas últimas quatro partidas da fase de grupos da Champions e qualquer ponto que possa ser conquistado na capital francesa pode ser decisivo.

. Griezmann e Morata em boa fase

Mais do que nunca, o Atlético de Madrid depende nesta temporada da eficácia diante da baliza adversária dos seus atacantes Antoine Griezmann e Álvaro Morata. O francês soma oito gols em 11 jogos e o capitão de 'La Roja' sete, além de outros quatro pela Espanha.

Decisivo na rodada passada, na vitória de virada sobre o Feyenoord, Diego Simeone conta com a sua dupla de ataque para conquistar a sétima vitória consecutiva contando todas as competições e continuar na liderança do seu grupo na Champions.

J.Pereira--PC