Portugal Colonial - Alcaraz vence Shapovalov e vai às oitavas de Roland Garros; Tsitsipas também avança

Alcaraz vence Shapovalov e vai às oitavas de Roland Garros; Tsitsipas também avança
Alcaraz vence Shapovalov e vai às oitavas de Roland Garros; Tsitsipas também avança / foto: JULIEN DE ROSA - AFP

Alcaraz vence Shapovalov e vai às oitavas de Roland Garros; Tsitsipas também avança

O número 1 do mundo, Carlos Alcaraz, venceu o canadense Denis Shapovalov (32º) com parciais de 6-1, 6-4 e 6-2, nesta sexta-feira (2) pela terceira rodada de Roland Garros e avançou às oitavas de final do torneio francês.

Tamanho do texto:

"Me senti muito bem, no segundo set tive problemas, cometi mais erros do que no primeiro e no terceiro, mas consegui reagir à situação, mostrei uma mentalidade forte", disse o espanhol na quadra Philippe Chatrier depois da partida.

O jovem tenista de 20 anos jogará as oitavas contra o italiano Lorenzo Musetti (18º).

Em sua estreia na 'sessão noturna' deste ano, Alcaraz começou novamente avassalador, conquistando pontos em alta velocidade contra um Shapovalov completamente atordoado. Ele fez 1 set a 0 em 36 minutos.

Mas o canhoto canadense, um talentoso tenista a quem falta continuidade para disputar títulos, mostrou a sua qualidade ao aproveitar um relaxamento de Alcaraz e ficou perto de empatar (4-1).

Mas o espanhol não se deixou abalar e se sentiu ainda mais motivado. Venceu cinco games consecutivos e fechou o segundo set, se encaminhando para a vitória.

Shapovalov voltou a ser dominado no terceiro set e Alcaraz fechou a partida em duas horas e 10 minutos, garantindo a vaga nas oitavas.

- Tsitsipas elimina Schwartzman -

Mais cedo, o grego Stefanos Tsitsipas (5º) não deu chances ao argentino Diego Schwartzman (95º), a quem derrotou com parciais de 6-2, 6-2 e 6-3 e também avançou à próxima fase.

Na quadra Suzanne Lenglen, Schwartzman, semifinalista em Roland Garros em 2020, mostrou um tênis muito distante do nível que o levou à final em 2021.

"A partida foi bastante simples da parte dele. Cometi vários erros não forçados, não consegui ser competitivo na velocidade do jogo, ele sempre dominou os pontos", lamentou Schwartzman.

Tsitsipas vai jogar nas oitavas de final contra o austríaco Sebastian Ofner, 118º e vindo do qualifying, a grande surpresa nesta fase do torneio.

"Não foi nada fácil. Foi de longe o jogo mais difícil para mim desde o início do torneio em termos de concentração. Diego não me cedeu nenhum ponto de graça e eu precisei de paciência", disse o grego de 24 anos.

"Foi uma boa partida, cometi alguns erros não forçados estranhos, mas estou feliz por ter feito uma grande partida", acrescentou.

Schwartzman deixa Roland Garros com duas vitórias que encerraram sua sequência de cinco derrotas consecutivas no saibro.

- Djoko sofre no início mas vence -

Também nesta sexta-feira, o sérvio Novak Djokovic (3º do ranking da ATP) superou a resistência do espanhol Alejandro Davidovich (34º) e venceu com parciais de 7-6 (7/4), 7-6 (7-5) e 6-2.

Em três horas e 36 minutos, a lenda do tênis precisou usar todos os seus recursos para derrotar o insistente Davidovich nos dois primeiros sets, que acabaram sendo decididos no tie-break.

"Foi uma partida muito física, três horas para dois sets. Ele é um grande jogador, um lutador e sem fraquezas nesta partida. Eu o parabenizo pela partida", disse Djokovic ao ex-jogador Àlex Corretja após o duelo.

Djokovic seguirá, assim, seu caminho rumo ao seu 23º Grand Slam, o que desempataria sua corrida com o espanhol Rafael Nadal em número de títulos. Nas oitavas de final, o sérvio vai enfrentar o peruano Juan Pablo Varillas (97º), que surpreendeu o favorito polonês Hubert Hurkacz (14º).

Será a 14ª vez consecutiva que 'Djoko' disputará essa fase em Roland Garros.

Nos dois primeiros sets, Davidovich tomou a iniciativa durante vários minutos mas 'Nole' mostrou que é uma barreira, devolvendo todas as bolas e aproveitando as brechas para causar estragos no adversário.

"Foki, Foki!", gritava o público na quadra Philippe Chatrier, incentivando o tenista de Málaga. Um apoio que não agradou Djokovic, que mostrou gestos de reprovação direcionados às arquibancadas.

Davidovich, que chegou às quartas de final em Paris em 2021, não encontrou soluções nos dois tie breaks contra um Djoko certeiro, mas que teve seu saque quebrado cinco vezes na partida. No terceiro set veio o revés. O espanhol cometeu mais erros e acabou perdendo a partida.

"É uma vitória importante. Quase perdi o segundo - Davidovich teve um set point - e poderíamos ter jogado cinco horas. Precisei fazer um grande esforço, mas estou orgulhoso do meu desempenho", disse Djokovic antes de ir para os vestiários.

Mais cedo, o russo Andrey Rublev, que recentemente conquistou o Masters 1000 em Monte Carlo, foi eliminado pelo italiano Lorenzo Sonego, 48º do mundo, parciais de 5-7, 0-6, 6-3, 7-6 (7/5) e 6-3 depois de estar perdendo por 2 sets a 0.

Rublev (7º do mundo) é o terceiro tenista do Top 10 a deixar o torneio de Paris precocemente, depois de Daniil Medvedev (2º) na primeira rodada e do italiano Jannik Sinner (8º), derrotado na quinta-feira (1º).

Nas oitavas de final, Sonego enfrentará outro russo, Karen Khachanov, que eliminou o australiano Thanasi Kokkinakis.

Khachanov (11º do mundo) superou a resistência de Kokkinakis (108º) e venceu com parciais de 6-4, 6-1, 3-6 e 7-6 (7/5).

--- Resultados desta sexta-feira do torneio de Roland Garros:

- 3ª rodada (simples masculino):

Carlos Alcaraz (ESP/N.1) x Denis Shapovalov (CAN/N.26) 6-1, 6-4, 6-2

Lorenzo Musetti (ITA/N.17) x Cameron Norrie (GBR/N.14) 6-1, 6-2, 6-4

Sebastian Ofner (AUT) x Fabio Fognini (ITA) 5-7, 6-3, 7-5, 1-6, 6-4

Stefanos Tsitsipas (GRE/N.5) x Diego Schwartzman (ARG) 6-2, 6-2, 6-3

Novak Djokovic (SRB/N.3) x Alejandro Davidovich (ESP/N.29) 7-6 (7/4), 7-6 (7/5), 6-2

Juan Pablo Varillas (PER) x Hubert Hurkacz (POL/N.13) 3-6, 6-3, 7-6 (7/3), 4-6, 6-2

Karen Khachanov (RUS/N.11) x Thanasi Kokkinakis (AUS) 6-4, 6-1, 3-6, 7-6 (7/5)

Lorenzo Sonego (ITA) x Andrey Rublev (RUS/N.7) 5-7, 0-6, 6-3, 7-6 (7/5), 6-3

B.Godinho--PC