- Netanyahu promete continuar combates no dia em que ataque do Hamas completa um ano
- Sombra do #MeToo paira sobre indústria da música
- Morre aos 91 anos Cissy Houston, mãe de Whitney e ganhadora do Grammy
- Equador: empresários denunciam cortes de energia que afetam setor produtivo
- MLS bate recorde de público com 11 milhões de espectadores
- Um ano após ataque do Hamas, manifestação na Cisjordânia celebra 'resistência' a Israel
- Nos EUA, Suprema Corte da Geórgia restabelece lei que restringe aborto
- Hezbollah pede que combatentes não coloquem capacetes azuis em perigo
- Com Darwin Núñez e caras novas, Uruguai anuncia convocados para as Eliminatórias
- Presidente da Tunísia é reeleito com 90,7% dos votos (autoridade eleitoral)
- Trump diz que Faixa de Gaza poderia ser 'melhor que Mônaco'
- Biden e Kamala pedem paz no Oriente Médio no aniversário do ataque do Hamas a Israel
- 'Povo das Águas' se soma à luta contra o fogo que consome o Pantanal
- Sonda Hera é lançada para estudar um asteroide desviado pela Nasa
- Messi está entre os candidatos a melhor jogador da MLS
- 'Filhos' da diáspora venezuelana vestem a camisa da seleção 'Vinotinto'
- Restauração da Fontana de Trevi prosseguirá até o fim do ano
- 'Armas fantasmas' e direitos trans estão na agenda na Suprema Corte dos EUA
- Lesionado, Garnacho desfalcará Argentina nas Eliminatórias
- Habitantes de Gaza denunciam um ano 'cheio de sofrimento' desde 7 de outubro
- Milton vira furacão de categoria máxima e ameaça México e Flórida
- Deschamps diz que poupou Mbappé 'para privilegiar interesse do jogador'
- Coco Gauff volta ao Top 5 da WTA após título em Pequim
- Ucrânia bombardeia terminal petrolífero na Crimeia enquanto Rússia conquista mais uma localidade
- Neeskens, o melhor parceiro de Cruyff no auge do 'futebol total'
- Aborto, uma arapuca eleitoral em Nebraska
- MicroRNAs, engrenagens do funcionamento extremamente complexo do genoma
- Seleção precisa de 'melhora rápida', diz Dorival
- Morre aos 73 anos Johan Neeskens, ídolo do futebol holandês
- Dor e lágrimas em homenagem às vítimas do festival de música de 7 de outubro em Israel
- Barcelona espera voltar ao Camp Nou 'antes do final do ano'
- Líder indígena espera que a Amazônia ganhe 'força' na COP16
- Dirigentes do mundo expressam sua 'dor' no aniversário de ataque do Hamas contra Israel
- Paris recebe a primeira grande retrospectiva da pintora brasileira Tarsila do Amaral
- Os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina nos últimos dez anos
- Dois americanos ganham o Prêmio Nobel de Medicina por avanços na regulação genética
- Entre vigílias e protestos, Israel relembra o 1º aniversário do ataque mortal do Hamas
- Governo japonês admite que alterou foto 'desalinhada' do gabinete
- Prefeito é assassinado no México, seis dias após assumir o cargo
- Campo bolsonarista sai fortalecido do 1º turno das municipais no Brasil
- Clube chileno homenageia vítimas palestinas da guerra em Gaza
- PSG empata com Nice (1-1) e Monaco assume liderança isolada
- Alcaraz, Sinner e Medvedev vão às oitavas do Masters 1000 de Xangai
- Velas, orações e música para relembrar ataque do Hamas a Israel em 7/10
- Real Madrid confirma gravidade da lesão de Carvajal, que não jogará mais na temporada
- Gauff vence Muchova em Pequim e conquista seu segundo título em 2024
- Juventus cede empate em casa contra Cagliari (1-1) e fica mais longe do líder Napoli
- Chelsea empata, Manchester United segue sem vencer e Tottenham perde de virada
- Tempestade Milton vira furacão nos EUA ao avançar para Flórida
- Papa Francisco pede 'cessar-fogo imediato' no Oriente Médio
Alemanha prepara revolução dos barcos sem capitão no transporte marítimo
Steffen Bauer, diretor da HGK Shipping, uma empresa alemã de transporte fluvial, lidera a revolução dos barcos que navegam sem um capitão, pilotados a partir de um centro de controle em terra firme.
As embarcações sem capitão são "a única solução para sobreviver como indústria", afirma Bauer à AFP, na sede da empresa no porto de Duisburg, oeste da Alemanha.
A HGK possui uma frota de 350 embarcações e a idade média dos capitães é de 55 anos, explica o responsável, cuja empresa é apresentada como a principal companhia de transporte fluvial na Europa.
"Se não fizermos nada, perderemos 30% de nossos marinheiros até 2030", alertou.
Em busca de uma solução, a HGK assinou um acordo de colaboração com a startup belga Seafar, líder no campo da navegação autônoma.
Fundada em 2019, a Seafar já opera quatro navios sem tripulação na Bélgica e acabou de abrir um escritório na Alemanha, que representa 30% do mercado europeu de navegação interna.
Os navios sem tripulação são guiados remotamente a partir de uma central de controle, tornando a navegação menos cansativa e potencialmente mais atraente como um trabalho de escritório.
"Há um mercado para os barcos guiados remotamente", afirmou a diretora comercial da Seafar, Janis Bargsten, acrescentando que levará mais tempo para estabelecer uma regulamentação do que para aperfeiçoar essa tecnologia.
Em Duisburg, a Seafar e a HGK criaram um centro de navegação autônoma e aguardam a aprovação das autoridades alemãs para colocar seus primeiros barcos em operação.
Na fase inicial de testes, dois capitães permanecerão a bordo dos navios guiados remotamente. O objetivo a longo prazo, segundo Bauer, é eliminar completamente o papel do capitão, mantendo parte da tripulação a bordo.
- Alívio importante para o setor -
A Seafar almeja ir mais a fundo e já trabalha em níveis mais elevados de autonomia no tráfego marítimo, incluindo um projeto de teste no Mar Báltico.
A tecnologia é semelhante à usada em carros autônomos. Os navios são equipados com sensores, câmeras e radar, que transmitem dados em tempo real para a central de controle.
"Tudo é como a bordo de uma embarcação", explica à AFP Patrick Hertoge, em Duisburgo, cercado por 10 monitores que mostram o estado de uma embarcação autônoma que se dirige a Hamburgo.
Após 30 anos como capitão de seu próprio navio, Hertoge, de 58 anos, foi contratado pela Seafar para trabalhar no projeto de navegação autônoma.
Filho de dois marinheiros, ele vendeu seu barco e encontrou um lar em terra firme pela primeira vez em sua vida, explica.
"Em um navio, você está de plantão 24 horas por dia. Mas aqui, depois de oito horas, posso ir para casa", descreveu.
A Seafar planeja iniciar mais projetos-piloto na Europa e mantém diálogos "avançados" com a autoridade francesa de navegação interna, de acordo com Bargsten.
A navegação autônoma poderia representar um "alívio importante" para um setor sujeito a pressões, afirma um porta-voz da federação alemã de navegação interna (BDB).
No entanto, o avanço não resolveria "todos os problemas, já que permanecem importantes novas questões de responsabilidade" que precisarão de esclarecimento jurídico, destaca.
A Seafar se responsabilizaria em caso de falha técnica, mas um erro humano seria atribuído à companhia de navegação, disse Bargsten.
A navegação remota ainda é um trabalho muito exigente que não pode ser deixado nas mãos de qualquer um.
No entanto, Hertoge está convencido de que pode funcionar. Grande parte do trabalho de um capitão de uma embarcação é o mesmo em terra como a bordo, diz, "a única coisa que falta é o vento".
M.Gameiro--PC