Portugal Colonial - Cuba adia aumento de mais de 500% no preço do combustível

Cuba adia aumento de mais de 500% no preço do combustível
Cuba adia aumento de mais de 500% no preço do combustível / foto: Yamil LAGE - AFP

Cuba adia aumento de mais de 500% no preço do combustível

O governo cubano adiou o aumento de mais de 500% no preço do combustível previsto para amanhã, devido a um "incidente de cibersegurança", informou nesta quarta-feira (31) uma funcionária, sem apresentar uma nova data para a entrada em vigor da medida.

Tamanho do texto:

"Foi tomada a decisão de adiar a implementação de uma decisão de governo vinculada à atualização dos preços dos combustíveis", disse a vice-primeira-ministra de Economia e Planejamento, Mildrey Granadillo, alegando a ocorrência de "um incidente de cibersegurança nos sistemas de informática cuja origem foi identificada em um vírus do exterior".

Autoridades haviam anunciado no começo do mês um aumento em 1º de fevereiro, como parte de um conjunto de medidas para tentar reduzir o déficit fiscal, de 18% em 2023.

Motoristas cubanos aguardavam hoje em filas que se estendiam por quarteirões em postos de gasolina de Havana, na esperança de encher o tanque antes do aumento.

"Vai mudar tudo, porque terei que aumentar meu preço", disse o trabalhador autônomo Lorenzo Castillo, 57, que esperava na fila. Ele acredita que haverá um efeito dominó: "Se, antes, um táxi me custava mil pesos, agora irá custar 2 mil ou 3 mil, não sei", comentou, preocupado.

G.M.Castelo--PC