Portugal Colonial - Multidão se reúne na Comic-Con enquanto Marvel prepara grande reinvenção

Multidão se reúne na Comic-Con enquanto Marvel prepara grande reinvenção
Multidão se reúne na Comic-Con enquanto Marvel prepara grande reinvenção / foto: Chris DELMAS - AFP

Multidão se reúne na Comic-Con enquanto Marvel prepara grande reinvenção

A convenção Comic-Con retorna esta semana à cidade de San Diego, na Califórnia, com um evento muito aguardado sobre os super-heróis dos estúdios Marvel, entre as muitas atrações que celebrarão dezenas de milhares de fãs vestidos como seus personagens preferidos.

Tamanho do texto:

Este evento, um dos maiores da cultura pop mundial, começou há cinco décadas como um simples encontro de fãs focado em quadrinhos e seus personagens, no porão de um hotel.

Atualmente atrai multidões e até estrelas de cinema que comparecem para divulgar seus filmes e séries de televisão.

A edição do ano passado foi marcada pela greve dos roteiristas de Hollywood, que impediu a participação de atores e, portanto, diminuiu o interesse do público. Mas este ano, cerca de 130 mil pessoas são esperadas na Comic-Con nesta cidade do sul da Califórnia.

O destaque da edição de 2024 é a apresentação dos filmes da Marvel na noite de sábado (27), quando o parceiro do grupo Disney deverá apresentar seus novos planos, com o objetivo de reinventar sua franquia de filmes líderes de bilheteria, após vários anos de tropeços.

As produções da Marvel dominaram Hollywood e as salas de cinema mundiais durante anos. "Vingadores: Ultimato" (2019), por exemplo, se tornou brevemente o filme de maior bilheteria de todos os tempos, com um faturamento de US$ 2,79 bilhões (R$ 15,7 bilhões na cotação atual).

Mas recentemente, o estúdio teve mais fracassos do que sucessos. Os fãs criticaram os enredos excessivamente complexos de suas histórias nas telonas e lamentaram a saída de personagens queridos como o "Homem de Ferro", interpretado por Robert Downey Jr.

A franquia também sofreu com acusações de violência doméstica contra o ator Jonathan Majors, que deveria interpretar o novo supervilão em diversos filmes.

A Marvel então descartou Majors, que foi condenado por atacar e assediar sua ex-namorada. Porém, ainda não se sabe quem irá substituí-lo.

A apresentação de sábado, que deve revelar os planos da Disney para continuar sem ele, será realizada no conhecido Hall H, com capacidade para 6.000 pessoas e local onde muitos fãs fazem fila durante dias para garantir lugar.

Para alguns especialistas, este será um momento potencialmente decisivo para o grupo. "Se a empresa quer atrair outras pessoas, para além dos seus seguidores incondicionais, precisa dar respostas a estas perguntas no Hall H", escreveu Susana Polo no Polygon, meio de comunicação especializado na indústria do entretenimento.

- Alien, Deadpool e Roma Antiga -

O menu da Comic-Con da Disney também apresenta "Alien: Romulus", o mais recente capítulo da saga de ficção científica, e um evento de "celebração" para o maior lançamento de super-heróis deste fim de semana nos cinemas americanos: "Deadpool & Wolverine".

A Warner, estúdio rival responsável pelos populares filmes de super-heróis da editora DC, está mantendo um perfil mais discreto este ano, mas oferecerá uma amostra da série derivada de Batman, "Pinguim", estrelada por Colin Farrell.

Por outro lado, o seriado "Aqueles prestes a morrer", um passeio sangrento pela Roma Antiga e seu mundo macabro de lutas de gladiadores e carruagens no Coliseu, com o veterano Anthony Hopkins entre os protagonistas, estará presente em diversos eventos.

A Prime Video, da gigante Amazon, apresentará a segunda temporada de sua série "O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder", que busca conquistar o público após as críticas mornas de sua temporada de estreia, há dois anos.

Além disso, no âmbito do recente sucesso de adaptações de videogame para as telonas, como "Fallout" e "The Last of Us", a Amazon levará os espectadores ao submundo da máfia japonesa com "Like a Dragon: Yakuza", baseado nos jogos de sucesso da Sega.

Mas para muitos, a Comic-Con é, sobretudo, um espaço para se vestir como personagens da Disney ou temidos samurais, conhecer pessoas com os mesmos interesses e trocar revistas e histórias em quadrinhos.

O evento acontecerá de quinta-feira (25) até o próximo domingo (28).

P.Queiroz--PC