- Combates entre Hezbollah e Israel no sul do Líbano, bombardeios nos subúrbios de Beirute
- Sampaoli estreia pelo Rennes com derrota no Francês, que tem jogo interrompido por invasão
- Real Madrid vence Leganés e encosta no líder Barça
- Primeiro-ministro pró-europeu lidera primeiro turno das presidenciais na Romênia
- Napoli vence Roma e recupera liderança da Serie A
- Título da Copa Davis completa 2024 perfeito para o tênis italiano
- Itália vence Holanda e é campeã da Copa Davis pela 3ª vez
- 'Não há mais tempo', dizem ex-reféns israelenses um ano após sua libertação
- Leicester demite o técnico Steve Cooper
- Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia
- 'Este título é diferente dos outros', afirma Verstappen
- Operário morre no desabamento do teto de uma escola afetada por cheias em Valência
- Berrettini vence Van de Zandschulp e Itália fica perto do título da Copa Davis
- Salah dá vitória ao líder Liverpool contra o lanterna Southampton
- Presidente do Real Madrid diz que Vini Jr. é o melhor jogador do mundo
- Expulsão de migrantes dos EUA pode custar caro para a economia
- Chefe da diplomacia da UE pede 'cessar-fogo imediato' entre Israel e Hezbollah no Líbano
- Mulheres afegãs fundam negócios sob domínio do Talibã
- Ucrânia mostra fragmentos de novo míssil após bombardeio em Dnipro
- Romênia elege presidente sob a sombra da extrema direita
- Israel denuncia homicídio 'antissemita' de rabino israelense-moldavo nos Emirados
- Teto de escola afetada por cheias em Valência desaba e deixa um morto
- Irã manterá negociações sobre programa nuclear na sexta com França, Alemanha e Reino Unido
- Trump completa escolha para altos cargos de seu gabinete com secretária de Agricultura
- Confrontos entre sunitas e xiitas deixam mais de 80 mortos no Paquistão
- Uruguai elege seu próximo presidente em segundo turno com resultado em aberto
- Hezbollah anuncia ter disparado mísseis e drones contra Tel Aviv e sul de Israel
- Seções de votação abrem no Uruguai para segundo turno das presidenciais
- Verstappen é tetracampeão de F1 e Russell vence GP de Las Vegas
- Marta é campeã pema 1ª vez da liga americana com o Orlando Pride
- Chefe da ONU diz que acordo na COP29 estabelece as 'bases' para seguir construindo
- Olympique de Marselha reage, vence Lens e se mantém em 3º no Francês
- Cruzeiro perde para Racing (3-1) e é vice da Sul-Americana
- Barça sai na frente, mas sofre 2 gols no fim e cede empate com o Celta
- ELN diz que cessar-fogo na Colômbia depende da normalização das negociações
- EUA, França e aliados expressam 'preocupação' com novas centrífugas iranianas
- Tottenham goleia e agrava crise do Manchester City
- Três juízes, dois promotores e um militar são detidos por 'conspiração' na Venezuela
- Inter goleia e pula para liderança do Italiano; Milan e Juventus empatam sem gols
- Oposição convoca 'enorme' protesto 'dentro e fora' da Venezuela para 1º de dezembro
- Marchas na França denunciam violência contra as mulheres
- Países aprovam na COP29 regras para as transações de carbono entre países
- EUA diz estar comprometido com uma 'solução diplomática' no Líbano
- O que aconteceria se o Google fosse forçado a vender o Chrome?
- Bombardeios israelenses deixam ao menos 45 mortos no Líbano
- Novak Djokovic anuncia Andy Murray como seu novo treinador
- Leipzig perde para Hoffenheim e deixa Bayern escapar na liderança
- Sinner vence De Minaur e Itália vai à final da Copa Davis
- Braço armado do Hamas anuncia a morte de uma refém em Gaza
- Sérvia prorroga a detenção dos presos por desabamento mortal em estação de trem
Os personagens peculiares de um presépio antigo no Equador
Um corcunda com bócio, um menino decapitado nas mãos de um soldado, uma mulher com o rosto ensanguentado e outras imagens incomuns compõem um presépio peculiar em Quito, preservado por três séculos em um mosteiro.
Propriedade das religiosas Carmelitas Descalças, que se estabeleceram no Equador em 1653, o presépio de 300 peças faz parte do atual Museu do Carmen Alto, no centro histórico de Quito.
Suas delicadas figuras dos séculos XVIII, XIX e algumas do início do século XX narram cenas bíblicas como a fuga para o Egito, o massacre dos inocentes e Jesus adolescente no templo.
Personagens da vida cotidiana da época colonial em Quito e as populações marginalizadas surgem entre as obras.
"É muito interessante encontrar peças que mostram a interculturalidade, a diversidade na cidade. Temos indígenas, afrodescendentes, chapetones (espanhóis que chegaram à América)", contou a coordenadora do museu, Gabriela Mena, à AFP.
Peças que representavam figuras do povo indígena yumbo, com os rostos pintados e uma espécie de adorno de penas em suas cabeças, também são expostas.
Na cena dos afrodescendentes, destaca-se a vestimenta "afrancesada, muito decorada", explica Noralma Suárez, responsável pela reserva do Carmen Alto, que exibirá a mostra até o primeiro trimestre de 2024.
Há dez anos, uma ala do mosteiro foi transformada em museu. O restante do complexo é voltado para moradia das religiosas.
- Passado e presente -
O presépio inclui mães amamentando seus bebês, um corcunda mostrando seu pescoço inchado pelos efeitos do bócio e uma cena de violência doméstica - nesta última, um homem ameaça uma mulher com uma garrafa, enquanto ela parece dar um passo para trás com seu filho nas costas e o rosto coberto de sangue.
Assim como os acontecimentos são variados, as peças possuem tamanhos diversos.
As imagens maiores, de cerca de 50 centímetros, são as de Maria, José e o menino Jesus. Algumas cabem na palma de uma mão, já outras são menores que um dedo indicador.
O presépio permite evidenciar e "sentir certas coisas que aconteciam em um determinado momento histórico", como os problemas de saúde, diz Suárez, referindo-se ao homem com bócio.
Em um trabalho museográfico em que passado e presente dialogam, a cada ano o presépio é instalado sob uma temática contemporânea. Antes foram a migração, os desastres naturais e a música.
Nesta ocasião, a montagem foi projetada com o coletivo Mujeres de Frente e pretende gerar uma reflexão sobre as condições de vida das comerciantes informais da cidade e o direito ao trabalho.
- Um presépio para refletir -
Reduzir este presépio a "uma bonita tradição popular, cultural, pode nos levar um pouco a folclorizar ou naturalizar certas coisas que são representadas", como os papéis atribuídos a indígenas e negros ou a violência, opina Mena.
A partir disso, cria-se a intenção de dar a volta aos antigos preconceitos e usá-los como pretexto para refletir, por exemplo, sobre o racismo, o machismo ou a pobreza.
"É como mover estruturas do museu e fazer com que tudo comece a ser questionado", comentou Mena.
O museu convidou, então, um grupo de comerciantes informais, que no Equador dificilmente podem desfrutar do Natal em família, já que as vendas aumentam junto com a quantidade de trabalho.
As bonecas de pano feitas pelo coletivo Mujeres de Frente - que representam as comerciantes e seus filhos - são as primeiras peças fabricadas neste século a integrar o presépio.
As figuras do presente se misturam às antigas, que destacam técnicas artísticas como o esgrafito, a colagem, os olhos de vidro ou a encarnação brilhante - alcançada ao esfregar a bexiga da ovelha na escultura, a fim de atingir um acabamento mais liso.
A.Magalhes--PC