- Protesto exige que presidente dominicano faça deportações maciças de haitianos
- 'Nunca vou desistir', diz Trump na cidade onde sofreu tentativa de assassinato
- Argentina tem dois desfalques para jogos contra Venezuela e Bolívia pelas Eliminatórias
- Monaco vence Rennes (2-1) e assume liderança provisória do Francês
- Com gol de Vini, Real Madrid vence Villarreal (2-0) e coloca pressão sobre líder Barça
- Inter de Milão vence Torino (3-2) com hat-trick de Thuram
- Israel, em alerta máximo antes do aniversário do 7/10, promete responder ataque do Irã
- Milhares vão às ruas de várias cidades em apoio a Gaza, um ano após o 7/10
- Trump retorna a Butler, cidade onde quase foi assassinado
- Após surpreender Real Madrid, Lille vence Toulouse de virada na Ligue 1
- Na Carolina do Norte, vale segue quase incomunicável uma semana após furacão Helene
- Alisson se lesiona e vai desfalcar Brasil nas Eliminatórias; Weverton é convocado
- País mais afetado por surto de mpox, RD Congo começa campanha de vacinação
- Liverpool bate Crystal Palace e é líder da Premier; City e Arsenal vencem de virada
- Milhares marcham em Londres em apoio a Gaza, um ano depois de 7 de outubro
- Irã é uma 'ameaça permanente', diz presidente de Israel antes de aniversário do 7/10
- Greta Thunberg é presa durante manifestação em Bruxelas
- Crianças israelenses sobreviventes do 7 de outubro buscam consolo na música
- Leverkusen sofre empate (2-2) em casa diante do modesto Kiel
- Fonte do Hezbollah diz que não há contato com dirigente do grupo desde sexta
- Macron pede interrupção de envio de armas a Israel para uso em Gaza
- Quatro migrantes, incluída uma criança, morrem em travessia do Canal da Mancha
- Hezbollah diz que há enfrentamentos com tropas israelenses na fronteira do Líbano
- Trump diz que Israel deveria 'atingir' instalações nucleares iranianas
- Olympique de Marselha tropeça com Angers (1-1) na abertura da rodada do Francês
- Representante de Comércio dos EUA defende aumento de tarifas alfandegárias
- EUA atacam alvos huthis no Iêmen (Exército)
- Biden diz não saber se eleições americanas serão pacíficas
- Ministro libanês teme que seu país se torne 'nova Faixa de Gaza'
- Dorival convoca Alex Telles para substituir Guilherme Arana
- Suprema Corte dos EUA decidirá se autoriza ação apresentada por México contra fabricantes de armas
- Evo Morales trata como 'mentira' e 'caso encerrado' suposto abuso de menor na Bolívia
- Napoli vence Como (3-1) e segue líder do Campeonato Italiano
- Público e imprensa viram vídeos e fotos do julgamento por estupro na França
- X afirma ter pago as multas para sua reativação no Brasil
- Coproprietário do United evita falar sobre futuro de Ten Hag
- Suspensão de Pogba por doping é reduzida de 4 anos para 18 meses
- Daniel Maldini é convocado pela seleção da Itália pela 1ª vez
- Governo do Haiti condena ataque 'brutal' de gangue que deixou ao menos 70 mortos
- Rodada do Campeonato Inglês promete emoções antes da data Fifa
- Musiala desfalcará Bayern e seleção alemã por lesão no quadril
- Corte europeia considera que regras da Fifa sobre transferências violam direito da UE
- O que saber sobre as eleições municipais no Brasil
- Número 1 do mundo, Iga Swiatek encerra parceria com técnico Tomasz Wiktorowski
- Mercado de trabalho dos EUA se manteve sólido em setembro
- Ancelotti aponta 'falta de intensidade' como problema do Real Madrid
- Eleições nos EUA sentem os ecos do conflito no Oriente Médio
- Trabalho dia e noite: eleitores americanos tentam sobreviver ao fim do mês
- Morata retorna à seleção espanhola após lesão
- Bélgica anuncia lista de convocados sem Lukaku e De Bruyne
MrBeast e a indigestão da má fama no YouTube
Era 4 de setembro de 2022 e cerca de dez mil pessoas gritavam o nome de MrBeast em um shopping center de Nova Jersey para receber o youtuber com mais seguidores do planeta na inauguração de sua primeira hamburgueria.
Jimmy Donaldson, mais conhecido como MrBeast, decidiu aproveitar a fama como influenciador digital para lançar sua empresa "MrBeast Burger", um negócio focado no preparo de lanches para delivery. No entanto, a ambiciosa aventura rapidamente deu errado.
Aos 25 anos, com mais de 170 milhões de seguidores, o youtuber acaba de processar seus sócios após receber críticas negativas pela qualidade dos hambúrgueres.
"Este é o pior hambúrguer que já comi. Foi como engolir colheres de alho em pó", disse um crítico em Nova York.
O relato é uma das críticas incluídas no processo apresentado em julho em um tribunal de Nova York.
Em retaliação, a empresa que prestou serviços para o empreendimento, a Virtual Dining Concepts, acaba de entrar com uma ação por danos e juros contra MrBeast, no valor de US$ 100 milhões (cerca de R$ 489 milhões na cotação atual).
O influenciador, entretanto, tem outros truques na manga, como a empresa Feastables, que vende biscoitos e barras de cereais com chocolate.
A indústria alimentícia, que movimenta bilhões de dólares ao redor do mundo, é uma tentadora mina de ouro para estas estrelas das redes sociais.
Carlos Ríos, um nutricionista espanhol com 1,6 milhão de seguidores no Instagram, rapidamente criou sua própria marca de alimentos como uma alternativa aos produtos ultraprocessados. Assim como o lutador e youtuber Logan Paul, que possui sua empresa de energéticos.
Até mesmo o pintor espanhol Salvador Dalí fez do marketing uma de suas grandes fontes de renda, além do ator George Clooney, que tem sua própria marca de tequila.
"Muitos youtubers criam uma comunidade de fãs leais graças ao seu relacionamento aparentemente próximo com o público", explica Vince Miller, da Universidade de Kent, no Reino Unido.
Mas os problemas judiciais de MrBeast são "um sinal para muitos outros influenciadores. Toda a carreira de alguém como MrBeast se baseia em sua reputação", explica Jess Flack, fundadora da agência especializada em marketing Ubiquitous.
Ele "não é um ator ou um cantor que pode retornar à sua carreira" caso seu negócio fracasse, diz Flack. Uma crítica negativa é devastadora para quem só vende sua imagem ou suas opiniões.
De acordo com a Forbes, o jovem ganhou US$ 54 milhões (R$ 264 milhões) em 2021. Seus lucros são reinvestidos em vídeos que surpreendem pela produção cuidadosa, como o mais recente "Sete dias à deriva", em que o youtuber e vários amigos são filmados como náufragos no mar. O primeiro episódio teve 46 milhões de visualizações.
X.Matos--PC