Portugal Colonial - Inundações por destruição de represa na Ucrânia deixam ao menos 16 mortos, diz Kiev

Inundações por destruição de represa na Ucrânia deixam ao menos 16 mortos, diz Kiev
Inundações por destruição de represa na Ucrânia deixam ao menos 16 mortos, diz Kiev / foto: Aleksey Filippov - AFP

Inundações por destruição de represa na Ucrânia deixam ao menos 16 mortos, diz Kiev

Pelo menos 16 pessoas morreram e 31 continuam desaparecidas por causa das inundações provocadas após a destruição da represa de Kakhovka, no sul da Ucrânia, no início de junho, segundo um novo balanço das autoridades de Kiev divulgado neste sábado (17).

Tamanho do texto:

"Dezesseis pessoas morreram: 14 na província de Kherson e duas na de Mykolaiv. Trinta e uma pessoas seguem desaparecidas", informou o Ministério do Interior ucraniano.

Momentos antes, a Rússia anunciou que o balanço havia aumentado para 29 mortos nas regiões ucranianas sob o seu controle.

A barragem hidrelétrica de Kakhovka, situada no rio Dnieper em uma área controlada pela Rússia, foi destruída em 6 de junho, o que causou inundações que destruíram extensas áreas de plantações e obrigaram a evacuação de milhares de pessoas de cidades e vilarejos cobertos pelas águas.

A Ucrânia acusa a Rússia de ter colocado minas e dinamitado a represa com o objetivo de fechar a passagem das forças ucranianas que realizam uma contraofensiva na região.

A Rússia, em contrapartida, garante que a instalação cedeu após bombardeios ucranianos.

A destruição da barragem também causou preocupação pela situação da usina nuclear ucraniana de Zaporizhzhia, que utiliza as águas do Dnieper para resfriar seus reatores.

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o argentino Rafael Grossi, visitou a usina esta semana e admitiu que a situação era "grave", mas que estava "se estabilizando".

A.Santos--PC